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Conexões Afirmativas trabalha com Teatro do Oprimido


O Território Conexões Afirmativas participou, no dia 4 de maio, de uma dinâmica envolvendo as práticas do “Teatro do Oprimido”, criada pelo teatrólogo Augusto Boal. A técnica reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais, objetivando a democratização dos meios de produção teatrais, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo. “Esse método muito ligado as idéias de Paulo Freire e mundialmente difundido, parte da idéia de que todas as pessoas podem atuar e é muito utilizado para concepções de espetáculos ou mesmo oficinas, com viés social”, explica Letícia Farias, bolsista do Território.
As oficinas são ministradas por José Guilherme Lima Rizzo, nas tardes de segundas-feiras na Faculdade de Educação. “A atividade visa preparar o grupo para divulgar e discutir ações afirmativas através da arte ampliando assim o alcance de sua mensagem”, completa Letícia.

Textos de Apoio

Território Conexões Afirmativas inicia oficinas no Afrosul


Os bolsistas do eixo Afrosul, do Território Conexões Afirmativas, deram inicio no dia 23 de abril às oficinas com a comunidade da entidade, no bairro Jardim Botânico. As bolsistas Luciane Freire da Silva, Marisa Teresinha Gomes Uthman, Priscila Rejane Lima da Silva, Susana da Silva Neidsberg, Taís Correia Leite participaram primeiro de reuniões com a diretora Iara Deodoro para verificar as demandas da instituição e observações das crianças e jovens ali atendidos. “Depois organizamos uma oficina com os adolescentes em situação de vulnerabilidade, de idades entre 12 e 17 anos, para fins de conhecimento e levantamento de expectativas do trabalho.Contamos com a participação da nossa orientadora,profª Marilene e da profª Iara Deodoro”, conta Taís Leite.
As atividades começaram com apresentação do grupo pela coordenadora do território, Marilene Leal Paré, e seguiu com a dinâmica da Teia, na qual, com um rolo de barbante, todos se apresentavam e falavam um pouco de si. Ao final foi realizada outra dinâmica com o objetivo de mostrar para eles que, com nossas diferenças, conseguimos nos conectar. “Juntamente com eles, criarmos uma ótima conexão ao final deste projeto”, conclui Tais.

O que estamos planejando e fazendo?

Bolsistas e Coordenação apresentam o Conexões numa disciplina do PPGEDU/UFRGS

Conexões Afirmativas inicia ação "Quero Entrar na Ufrgs" na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (13/5/09)

Quero Entrar na Ufrgs visita escolas

Conexões Afirmativas trabalha com Teatro do Oprimido

Território Conexões Afirmativas inicia oficinas no Afrosul

Território Escola Aberta

A participação dos bolsistas no programa Escola Aberta possibilita construção de relações entre os estudantes universitários de origem popular e estudantes das redes públicas de ensino básico. A aproximação desses públicos constitui uma efetiva possibilidade de troca de saberes capaz de provocar a reflexão sobre as identidades sociais e sobre os processos de exclusão que atingem as populações de baixa renda, com repercussão direta na desigual distribuição dos bens econômicos e culturais. A participação é feita em duplas, ministrando oficinas de Direitos Humanos e Leituração em escolas vinculadas ao Programa Escola Aberta. A equipe coordenadora mantém uma articulação permanente com gestores municipais do Programa, representantes das redes públicas e estudantes, no intuito de favorecer o conhecimento mútuo e qualificar as atividades. Realizam as oficinas os estudantes Adriana Fritz Ferraz, Aline Teixeira Bicca, Amanda Siqueira da Silva, Ana Rita da Silva Rodrigues, Anderson de Souza Ribeiro, Ariane Kravczyk Bernardes, Bruna de Oliveira Maia, Carla Giovana Chaves da Silva, Carolina Machado Quadros, Catherine Figueira de Oliveira, Ceniriani Vargas da Silva, Daniela Corrêa Silveira, Daniele Kafski da Silva, Diane Rodrigues Morgão, Dieison Ferreira de Oliveira, Elenara Peireira Rosa, Eliana Ferrão Quintana de Souza, Fabíola Zanotelli, Felipe Corseuil Duran, Fernanda Dutra Corrêa, Fernando Gonçalves de Gonçalves, Fernando Viegas, Gabriela Farias Maestri, Geandra Duardes Braga, Graziela da Trindade Viola Soares, Gustavo Lanferdini Bordignon, Henrique Silveira da Rosa, Isabel de Farias Flor, Jaderson de Oliveira Fagundes, João Marcelo Hoffmann de Souza, João Paulo Zimmermann Silva, Joyce Maia Almeida, Juliana Torquato de Souza, Jurley Colares Ribeiro, Karina Pandolfo Pioner, Kelly Cristine da Silveira, Laís Luiza Kussler, Leonardo Garcia Carneiro, Lisiane Godinho Pereira, Lisiane Lino Barreto Ritter, Luciane Santos da Veiga Machado, Luciano Heidrich Bisol, Maicon Felipe Pereira Pontes, Maíra Teixeira Cordeiro, Marcelo Wagner Scheleck, Márcia Maria Guizzo, Márcio Zapican Camargo Abella, Marília Cerciná, Matheus Stapassoli Piato, Michael Anderson da Luz Lopes, Osvaldo da Costa Armendáris, Patrícia Azevedo Gonçalves, Priscila Tatiane Santos Silveira, Rafael Figueira Coelho, Renan Darski Silva, Rogério de Santis Cortes, Ronaldo Souza Schaeffer, Sabrina Bezerra Flores, Salete Luciana de Oliveira, Sandra Kerolin Inticher Vaz, Suelen Godoy Soares, Tatiane Costella Rios, Thiago Valle Machado Gonçalves, Vanessa Pavani da Silva, Vanessa Vidor Duarte e Welder Boeno de Souza.

Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro


O Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro desenvolve ações de educação patrimonial e ambiental junto às escolas do bairro, propiciando o diálogo entre o saber acadêmico e os saberes populares. Nesse sentido, o processo pedagógico é orientado no respeito aos saberes locais e na valorização da memória, da história, do meio-ambiente, nos diversos aspectos que possam contribuir para a auto-estima dos moradores do bairro. Neste território, sob orientação da professora Zita Possamai, o trabalho é desenvolvido através de reuniões de grupo, leitura, estudo e elaboração de textos, debates e discussões. Além da preparação teórica e prática, os estudantes atuam uma vez por semana, pelo menos, no território. Estes projetos envolvem a formação de professores e de estudantes do ensino básico, através da visita aos espaços do museu. Pretende-se que se estabeleça um diálogo entre teoria e prática, propiciando a reflexão sobre a ação que será constantemente revisada e avaliada pelo grupo. Participam do projeto os alunos Adriane Cristina Monteiro Anger, Camila Albani Petró, Marta Helena Rosa de Assis, Paulo César Brizolla, Rafael Mônaco Papageorgiou, Tatiane Aparecida Garrido e William Rafael Ferreira de Abreu.

Blog do Território: http://conexlomba.blogspot.com/

Cursinho Pré-vestibular Esperança Popular Restinga

Novo Blog do Cursinho: www.pvprestinga.blogspot.com e www.cursinhorestinga.blogspot.com


Atendendo a uma demanda da comunidade da Restinga, o Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga oferece uma alternativa viável de ingresso no ensino superior público aos moradores do bairro. Os bolsistas desse Território ministram as aulas relacionadas ao seu curso, conjuntamente com os professores voluntários. Sua atuação é junto à comunidade e às famílias dos jovens matriculados, fortalecendo os vínculos comunitários a partir da construção de “espaços de cuidado” na tentativa de minimizar o problema da evasão escolar e do pertencimento (sentido) do cursinho. Colaboram com as aulas os bolsistas Aline de Abreu Andreoli, Anderson Paim dos Santos Vianna, Anibal Ricardo Gonçalves Alvarez, Bruno Pereira Mariano, Caroline Gonçalves Chaves, Felipe Chites, Fernando Paim dos Santos Vianna, Luciano Rech Ribeiro, Raquel Chites, Wagner Vianna Nascimento, William Eckardt Sodré e Willian Radünz.

Trote do Direito da Ufrgs doa livros para o Cursinho da Restinga (maio de 2009)

Integrantes do Conexões Afirmativas (2009)

Bolsistas: Anelise Silveira Cardoso, Estela Marília Machado Feijó, Fernanda Scherer, Juliane da Costa Furno, Letícia Gomes Farias, Luciane Freire da Silva, Luciane Greve, Marisa Teresinha Gomes Uthman, Natália Isabel Malüe Vieira, Priscila Rejane Lima da Silva, Ronaldo Souza Schaeffer, Susana da Silva Neidsberg, Taís Correia Leite e Tiago Santos Martins.

Orientadores: Profª Nair Silveira, Profª Marilene Leal Paré e Prof. Rafael Arenhaldt.

Conexões Afirmativas (2009)

O Território Conexões Afirmativas está cadastrado no sistema extensão sob o título “Ações Afirmativas e Políticas de Juventude”, vinculado ao Programa Conexões de Saberes, com ações organizadas em três eixos: Universidade, Escolas Públicas de Ensino Médio e ONG Afrosul.
Tem como objetivos: Promover encontros de estudos sobre ações afirmativas e suas implicações, visando fundamentar teoricamente o grupo de bolsistas; Criar espaços de discussão sobre condições de permanência de estudantes na universidade; Realizar atividades integradas de pesquisa e extensão, com foco nas ações afirmativas; Organizar informações sobre ações afirmativas e políticas de juventude no país; Dar continuidade à ação “Quero Entrar na UFRGS”, realizada em 2008, divulgando possibilidades de preparo, acesso e permanência nos cursos técnicos e de graduação desta Universidade para estudantes da rede pública de ensino; Realizar oficinas no Instituto de Ação Social Afrosul/Odomodê, visando oportunizar à comunidade e aos bolsistas do projeto a troca de saberes e de conhecimento, com ênfase às questões da negritude.

Conheça o grupo de bolsistas e professores, os projetos e as ações desenvolvidas pelo GT e Território Conexões Afirmativas.