O "Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares" é um programa nacional do qual fazem parte 33 Universidades Federais brasileiras. O Programa busca localizar e acompanhar universitários de origem popular na Universidade, bem como incidir na qualificação de suas trajetórias acadêmicas e na valorização de seus saberes, contribuindo para a reflexão acerca do ingresso e permanência qualificada de setores populares no Ensino Superior. É idealizado e financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC). Na UFRGS, iniciou suas atividades em setembro de 2005.
OBJETIVO:Selecionar bolsistas que participarão de atividades de formação continuada, atuação em comunidades populares e/ou atuação em oficinas em escolas cadastradas junto ao Programa Escola Aberta (MEC/UNESCO). Estes estudantes terão apoio financeiro e metodológico para atuarem no Programa e receberão Bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), a qual será concedida durante o período de execução do mesmo.
PÚBLICO ALVO:Alunos de graduação da UFRGS, de origem popular.
PERIODO DE INSCRIÇÃO:Período: de 13 a 27 de novembro de 2008 Maiores informações: (51) 3308-3044 ou 3308-3455
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:a) Ser estudante da UFRGS, matriculado em qualquer curso de graduação, preferencialmente em etapas anteriores aos três semestres finais de curso; b) Atender aos critérios nacionais estabelecidos pelo Programa Conexões de Saberes/MEC/SECAD: 1. soma da renda mensal dos pais ou responsáveis não superior a seis salários mínimos mensais; 2. escolaridade dos pais ou responsáveis não superior ao Ensino Fundamental; 3. residir em ou ser oriundo de espaços populares; 4. proveniência de escola pública; 5. ter histórico de engajamento em atividades coletivas cidadãs em suas comunidades de origem; 6. ser negro ou indígena. (Observação: O critério I deverá obrigatoriamente ser contemplado; os critérios II e III são fortemente recomendados; e, ao todo, pelo menos quatro critérios devem estar contemplados no processo de seleção dos bolsistas). c) Ter disponibilidade para atuar 20hs semanais (em alguns casos em sábados e/ou domingos).
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:I – Inscrição na página www.prorext.ufrgs.br/deds (de 13 a 27/11/2008); II - Análise dos dados constantes na ficha de inscrição (de 28/11 a 03/12/2008); III – Entrevista: somente os alunos inscritos que atendam aos critérios deste edital serão chamados para uma entrevista que será agendada pelo e-mail informado na inscrição (de 04 a 12/12/2008); IV - Divulgação do Resultado na página www.prorext.ufrgs.br/deds (16/12/2008); V - Assinatura de Contrato e Termo de Compromisso pelos alunos selecionados (05/01 a 09/01/2009).
DOCUMENTAÇÃO:Original e cópia deverão ser apresentados na entrevista:
a) Carteira de Identidade;
b) CPF;
c) Comprovante de conta-corrente no Banco do Brasil, Banrisul, Santander ou Unibanco (cópia do cartão do banco ou cheque);
d) Comprovante de matrícula 2008/2;
e) Histórico escolar atualizado;
f) Conta de Luz da moradia onde reside o aluno (cópia frente e verso);
g) Comprovação dos rendimentos mensais da família do aluno.
Observação 1 – Os documentos constantes do item “g” devem ser apresentados apenas pelos alunos que não possuem benefício SAE (Secretaria de Assuntos Estudantis).
Observação 2 – Se os documentos solicitados não forem apresentados no momento da entrevista a inscrição será indeferida.
A inveracidade e/ou omissão de informações acarretará a suspensão da bolsa, independente da época que em que forem constatadas.
Para saber mais: clique aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário