UFRGS . ufrgs . UFRGS . ufrgs . UFRGS

conexões de saberes UFRGS . conexões de saberes UFRGS . conexões de saberes

O Curso Pré-Vestibular Esperança Popular no 8º Salão de Extensão - UFRGS

Os Cursos Pré-Vestibulares Populares (PVPs) são uma realidade no cenário educacional de nosso país, pois em praticamente todo o território nacional há registro da organização e desenvolvimento de cursos preparatórios ao vestibular que, além disso, trabalham a partir de princípios de educação popular, buscando formar sujeitos críticos. Nesse cenário, o Programa Conexões de Saberes/UFRGS definiu como um de seus territórios o Curso Pré-Vestibular Esperança Popular, no bairro Restinga em Porto Alegre/RS, com o objetivo de: fomentar a democratização do acesso ao ensino superior; refletir sobre a problemática da educação popular; construir uma relação efetiva e contínua entre a Comunidade-Associação-Universidade, bem como trabalhar os conteúdos necessários para o concurso vestibular, desde uma perspectiva crítica e desde a realidade social dos alunos. Cabe destacar que o Curso Pré-Vestibular Esperança Popular tem se constituído como espaço de socialização e de trocas de experiências, ampliando a discussão acerca da relação aluno e sua comunidade, além de gerar debate em torno e do próprio contexto social dos sujeitos envolvidos com o curso.
Palavras-chave: Conexões de Saberes; Acesso na Universidade; Pré-Vestibular; Educação Popular.

O Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular
A presente ação de extensão está vinculada às atividades do Programa Conexões de Saberes, através do Curso Pré-Vestibular Esperança Popular, no bairro Restinga, localizado na periferia de Porto Alegre. Tal ação é constituída em parceria com a Associação de Moradores Núcleo Esperança I, tendo como objetivo construir formas de democratização ao acesso à Universidade Pública e que todos os envolvidos – professores voluntários, professores bolsistas, integrantes da Associação de Moradores, alunos e demais membros da comunidade – participem no desenvolvimento do cursinho popular.

O cursinho surgiu da antiga demanda da comunidade e da Associação, visto a dificuldade do acesso a cursos pré-vestibulares na região central e à precariedade do ensino público para a execução de um concurso vestibular. As aulas acontecem desde maio de 2006 e são ministradas na própria Associação, iniciativa que estreita a relação Comunidade/Associação/Universidade.Entre os objetivos específicos do Curso, podemos destacar: a) refletir o que é educação popular, problematizando a lógica da educação tradicional; b) construir uma relação efetiva e contínua entre a Comunidade-Associação-Universidade; c) discutir sobre o acesso e inserção na Universidade; d) buscar trabalhar os conteúdos necessários para o concurso vestibular, pensando na realidade individual de cada aluno.

Muitas são as dificuldades enfrentadas no decorrer da ação de extensão, como: a) a heterogeineidade dos alunos: idades, histórias e trajetórias escolares diferenciadas; b) sustentabilidade e recursos financeiros: praticamente o que mantém o curso são os recursos advindos dos próprios alunos. Todavia o valor do curso não pode ser inacessível às camadas populares, fazendo com que a taxa paga pelos alunos nem sempre seja suficiente para cobrir as despesas, como o material didático, por exemplo; c) infra-estrutura: as aulas do Esperança Popular são ministradas na própria Associação, que embora tenha um espaço físico grande, apresenta problemas como luz inapropriada e a comodidade dos alunos, visto que utilizam bancos e mesas de churrasco para assistirem as aulas; d) rotatividade dos professores: a maioria dos professores são universitários ou voluntários, não dispondo de uma carga horária elevada para atividade. Em conseqüência disso, tem-se uma dificuldade em sincronizar os conteúdos vistos em sala de aula; e) má formação básica dos alunos: os alunos, em sua maioria, são orindos de ensino público deficitário.

Os resultados obtidos até o presente nos indicam que, diferentemente de um curso pré-vestibular de caráter privado de ensino e uma visão mercadológica de educação, um curso pré-vestibular popular busca outras premissas na construção e execução do seu Projeto Político-Pegagógico. Além de preparar e revisar os conteúdos cobrados na prova do vestibular, o cursinho popular se constitui num importante espaço de reflexão das relações sociais, procurando operar numa dimensão crítica de educação. Desta forma, busca uma adequação pedagógica que se opere diante da realidade do próprio aluno de origem popular, ou seja, os conteúdos, juntamente com a preparação e a revisão das matérias de aula devem ter sentido e significado para a trajetória de vida e realidade do aluno, e por isso, o conhecimento a ser trabalhado deve ser elaborado dentro de uma perspectiva horizontal, ampliando as trocas de vivências entre os sujeitos envolvidos com o curso (comunidade, alunos e professores), na perspectiva da Educação Popular. Nesse sentido, destacamos a disciplina de Cultura e Cidadania, muito comum em programas curriculares de cursinhos populares.Sendo assim, o Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular se constitui como espaço de socialização e de trocas de experiências, ampliando, dessa forma, a discussão acerca da relação aluno e sua comunidade, além de gerar debate em torno e do próprio contexto social dos sujeitos envolvidos com o curso.

Equipe:
Aline de Abreu Andreoli, Amanda Ritter Stoffel, Débora Schardosin Ferreira, Diego Souza Marques, Éder Rodrigues, Geraldo Magela Campani Figueiredo, Helena Bonetto, Ludmar Matos, Marcos Vinícius da Silva Goulart, Nair Silveira, Pablo Silva Figueiredo, Palmo Celestino Ribeiro Franco, Paula Andrea Dombkowitsch Arpini, Rafael Arenhaldt, Rodrigo Santos, Thiago Ingrassia Pereira, Tiago Minassi, Vagner Medeiros Corrêa eYara Paulina Cerpa Aranda

Nenhum comentário: